segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Consumir Nacional! Futuro Sustentável!

O consumo sustentável está intimamente ligado ao acto de comprar produtos mais compatíveis com o ambiente e com as pessoas, quer as que os produzem, quer as que os consomem.
 É importante para um consumo sustentável, fazermos uma estimativa dos recursos naturais que foram necessários para produzir o que pretendemos comprar, independentemente do preço ou da qualidade do mesmo. O consumo responsável passa também, por um redimensionamento dos valores do material e imaterial, já que “há limites para a plenitude dos bens e dos usos e só se é rico na justa proporção das coisas que nos recusamos a ter.
Para melhorar a escolha devemos também considerar a origem do produto, a distância média de viagem da origem do produto até ao local de venda, o modo de produção e a qualidade do mesmo. O ideal é  privilegiar sempre que possível os produtos locais, produzidos por pessoas e/ou empresas da nossa confiança.
Para os consumidores mais preocupados em termos ambientais, éticos e sociais coloca-se a questão da marca e quem está por detrás dela, uma vez que ao comprar um determinado produto, podemos estar a apoiar uma rede de pequenos produtores e/ou transformadores que usam normas mais criteriosas de produção e um maior respeito pelo ambiente, evitando assim o seu desaparecimento no mercado ou extinção da actividade.
Nestas bases, CABAZ DI TERRA, iniciativa de um grupo de Organizações Não Governamentais da Guiné-Bissau, tende a concentrar-se sobre detalhes que fazem a diferença. É o caso da loja CABAZ DI TERRA, fruto desta parceria, tem como objectivo a comercialização de produtos exclusivamente nacionais de grande valor socio-cultural e ambiental.
Consuma nacional!
Visiste Cabaz di Terra e conheça mais nossos produtos, ajude a valorizar o que é nosso! Nossa terra! Nosso espaço!

1 comentário:

  1. Excelente iniciativa! Há que motivar e apoiar a produção e os produtores nacionais em todas as áreas. Há que defender a produção e os produtores nacionais, sensibilizar o Governo nesse sentido, sugerindo que se reconsidere toda a importação de produtos que podem ser produzidos/manufacturados no nosso país!

    Importar só mesmo o que não conseguimos produzir!

    Como se explica que a nível da agricultura continuemos a importar arroz e tantos outros produtos que podemos produzir a abastecer todo o mercado nacional?!

    Vamos trabalhar este aspecto crucial para o desenvolvimento social na Guiné-Bissau!

    Mantenhas

    Didinho

    ResponderEliminar